PINTE O MUNDO DE LARANJA “PARE COM A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES E RAPARIGAS”
Campanha UNiTE 2021 – NAÇÕES UNIDAS
A ONU Mulheres e parceiros realizam a campanha de comunicação, advocacia e engajamento masculino, com o propósito de consciencializar e engajar as pessoas, sobretudo os homens e rapazes para serem agentes de mudança de comportamento sobre as questões de violência contra mulheres e raparigas
A campanha de 16 dias de activismo contra a violência contra as mulheres e raparigas é uma campanha internacional que tem lugar todos os anos. Tem início a 25 de novembro, o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, até ao dia 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos.
Em apoio a esta iniciativa da sociedade civil, e sob a liderança do Secretário-Geral da ONU António Guterres, através da campanha UNiTE (2008-2030), a UNWOMEN em Moçambique, realizou uma serie de actividades, durante os 16 dias de activismo, que visam prevenir e eliminar a violência contra as mulheres e raparigas em todo o mundo, apelando a uma acção global para aumentar a sensibilização, galvanizar a advocacia e criar oportunidades de discussão sobre desafios e soluções.
Em 2021 o foco da campanha centrou-se na consciencialização e mobilização da sociedade em geral, sobretudo homens e rapazes, para gerar uma maior empatia sobre a VCMR com o propósito de eliminar, prevenir, punir todas as formas de discriminação contra as mulheres, promovendo um ambiente livre de violência de género para as mulheres.
OBJECTIVOS PARA A CRIAÇÃO DA CAMPANHA
- Mobilizar opiniões e manifestações de empatia nos órgãos de comunicação e nas redes sociais para consciencializar sobre a violência contra Mulheres e Raparigas, responsabilizar os agressores e garantir que as mulheres sem voz tenham o apoio e a possibilidade de receber a justiça que merecem.
- Consciencializar os homens e rapazes sobre a importância da sua partipação activa e na educação de pares na luta contra a violência contra as mulheres e raparigas através das redes sociais,
- Gerar interação e conversa sobre a problemática em fóruns não habituais tais como programas de entretenimento na TV e Rádio.
- Criar conteúdos áudio visuais através das mensagens do contra Violência contra as mulheres e raparigas.
- Reforçar e complementar as actividades da campanha UNiTE – 16 Dias de Activismo contra a Violência contra as Mulheres e Raparigas.
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS DA CONSULTORIA TÉCNICA
OBJECTIVOS GERAL
Apoiar a UNWOMEN e os seus parceiros no desenho e implementação de um plano de comunicação, advocacia e engajamento masculino na luta contra a VCMR, através do envolvimento de homens e rapazes na luta contra VCMR, tendo como foco o uso de plataformas digitais mediáticas.
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
- Assegurar a criação de um conceito criativo, a produção dos conteúdos para a campanha garantir a qualidade dos produtos audiovisuais produzidos e executar a veiculação dos produtos de forma alcançar engajamento com a audiência alvo.
- Identificar um embaixador masculino para a campanha deste ano e assegurar o lançamento de campanha na Mídia.
- Formar o embaixador em matérias de VCMR e outros temas relacionados com o engajamento masculino para eliminar o problema.
- Criar um conceito criativo com base na identidade visual da campanha UNiTE e produzir spots de TV, rádio e banners para as plataformas sociais.
- Criar um vídeo institucional com mensagens chaves para apoiar na consciencialização sobre VCMR junto a audiência alvo.
- Elaborar de um plano de meios para a veiculação dos spots de forma a garantir maior exposição e engajamento.
- Assessorar na implementação de um plano de Mídia que visa assegurar a presença do embaixador em programas de entretenimento com maior audiência.
- Criar um plano para a maximização da divulgação das mensagens preferências nas redes sociais, principalmente nas páginas do influenciador
OBJECTIVO INSTITUCIONAL
Promover a marca ONU Mulheres Moçambique como agente activo na luta contra a VCMR, exaltando o seu papel na articulação das partes interessadas e na promoção dos direitos humanos e igualdade de género.
AUDIÊNCIA
A audiência alvo primaria da campanha foram homens jovens e adultos, mulheres e raparigas.
A audiência alvo secundária foram os líderes de opinião, líderes comunitários e religiosos, a Mídia e a sociedade no geral.
ÁREA GEOGRÁFICA DA CAMPANHA
A campanha foi implementada com maior foco na cidade de Maputo, porém pela sua natureza digital e audiovisual a sua abrangência foi a nível nacional, tendo atingido a grande maioria da população internauta de Moçambique.
DURAÇÃO DA CAMPANHA
A campanha foi enquadrada nos 16 dias de activismo, através da Mídia: TV, rádio, outdoor digital e redes sociais, tendo tido uma repercussão mais abrangente nas redes sociais que viabilizou a sua visibilidade até ao final de Dezembro.