CAMPANHA “DÊ ESPERANÇA A 1001 ROSITAS”

SUPORTE TÉCNICO A PIRCOM PARA APOSTA NUMA ABORDAGEM RELIGIOSA NA LUTA CONTRA A VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO.

A Plataforma Inter-Religiosa de Comunicação para a Saúde (PIRCOM), o Ministério do Género, Criança e Accão Social (MGCAS) e a ComuSanas lançaram  a 14 de Setembro de 2021 a campanha “Dê Esperança a 1001 Rositas” que foi concebida para reflexão sobre Violência Baseada no Gênero e por Parceiro Íntimo, tendo como base a história  de Rosita Sebastião António Muchanga, activista do Projecto Mwanasana da Associação ComuSanas, que foi brutalmente assassinada pelo seu parceiro íntimo, na província de Sofala.

A campanha teve conteúdos técnicos sobre Violência Baseada no Gênero e por Parceiro Íntimo  alinhados  a escrituras sagradas, enfatizando desta forma a necessidade de haver uma mudança de comportamento no seio das comunidades.  

A PIRCOM abraçou esta campanha face ao crescente número de casos de Violência Baseada no Género e por parceiro Íntimo em Moçambique e ao papel dos líderes religiosos na edificação das famílias e das comunidades. A PIRCOM, basear-se -á em estratégias típicas da organização, de Comunicação para Mudança Social e Comportamental, alinhadas em abordagens religiosas  para trazer uma maior consciência sobre o tema e participação activa da rede de Líderes Religiosos das 4 comunidades religiosas mais influentes no país (Bahai, Muçulmana, Cristã e Hindu).

APOSTA NA ABORDAGEM 360° PARA CAMPANHA DE ADVOCACIA E CONSCIENCIALIZAÇÃO ATINGE AUDIÊNCIAS MAIS JOVENS. 

A Campanha “Dê Esperança a 1001 Rosita” propôs-se participar de forma activa na consciencialização sobre Violência Baseada no Género (VBG) e Violência de Parceiro Íntimo (VPI) junto aos jovens, utilizando as plataformas de entretenimento e media digital, criando um novo paradigma de comunicação dos líderes religiosos.

Utilizando uma abordagem 360° veiculando na TV, Rádio, Imprensa, painéis gigantes, plataformas digitais e cartazes o objectivo foi imprimir intensidade na dissiminação das mensagens utilizando a repetição, apostando no alcance e publicação dos conteúdos diários durante 30 dias.

A Campanha “Dê Esperança a 1001 Rosita” teve como epicentro na província de Sofala, onde ocorreu o brutal assassinato da Rosita Sebastião António Muchanga, activista do Projecto Mwanasana da Associação ComuSanas, perpetuado pelo seu parceiro íntimo. 

As actividades da campanha tiveram extensão nacional através da veiculação em horário nobre de 4 spots de vídeo nos 4 canais de televisão com maior audiência e as participações em programas de conversa com audiência jovem dos líderes religiosos. Abordagem fortaleceu-se com a formação de mais de 100 líderes religiosos para a disseminação das mensagens como porta-vozes em programas de rádios em todas as províncias dos pais.

É de destacar que adoção do slogan da campanha por parte dos governos central – MGCAS e a Secretaria de Estado da Província de Sofala para as suas intervenções de VBG e VPN e a abordagem inovadora dos produtos com mensagens chave sobre direitos humanos alinhadas com as sagradas escrituras alinhadas às sagradas escrituras das 4 comunidades religiosas predominantes em Moçambique, Muçulmana, Cristã, Bahai e Hindu, sobre o tema VBG, tem gerado os melhores comentários nas redes sociais e reações positivas no geral.

Abordagem da campanha “Dê Esperança a 1001 Rosita” foi feita através de 4 spots de vídeo 60 segundos veiculados 64 vezes em 30 dias em horário nobre, 240 inserções de spots de rádio, 20 outdoors de líderes religiosos a nível nacional.

Comments (0)
Add Comment